Formação em Terapia de Casal

Coordenação: Carolina Perroni CRP 06/66205

Objetivo do curso: ao final do curso teórico o aluno aprenderá sobre a história dos relacionamentos, a história da terapia de casal bem como modelos de atendimentos de terapia de casal condizentes com a prática analítico comportamental. Além disso, serão abordados diversos temas inerentes à pratica da clínica de casal. As propostas de intervenção serão ensinadas através de alguns aspectos de casos clínicos, filmes, trechos de livros e práticas vivenciais com os alunos.

Modalidade: online síncrono*
(aula transmitida ao vivo e será gravada para ficar disponível para o aluno assistir por até 15 dias).

Carga horária total: 123 horas.

Periodicidade aulas semanais; quintas-feiras, das 18h30 às 21h30,

Público-alvo: psicólogos e psiquiatras que possuam conhecimento prévio sobre análise do comportamento.

Calendário de aulas

29 de fevereiro
07, 14, 21 e 28 de março
04,11,18, e 25 de abril
02, 09, 16, 23 de maio
06, 13, 20, 27 de junho
04,11,18 de julho
01,08, 15, 22 e 29 de agosto
05, 12, 19 e 26 de setembro
03,10,17, 24 e 31 de outubro
07,14, 21 e 28 de novembro
05, 12, 19 de dezembro

Temas abordados no curso

Módulo I – História dos relacionamentos

Módulo II – Princípios da terapia comportamental de casal

Módulo III – Método Gottman de Terapia de Casal

Módulo IV– IBCT

Módulo V – ACT para casal

Módulo VI – Temas inerentes à clínica de casal

 

Descrição dos módulos

Módulo I – História dos Relacionamentos:  Ao longo desse módulo, será abordado três aspectos: a história do amor e das relações, explorando como a cultura influencia na concepção de um casal. Em seguida, aprofundaremos nossos conhecimentos na evolução da terapia de casal e por fim refletiremos sobre a pergunta intrigante: “Por que escolhemos quem escolhemos?”.

Módulo II – Princípios da terapia comportamental de casal:  nesta fase do curso, exploraremos de forma aprofundada o impacto do controle aversivo na dinâmica conjugal, examinando como essa prática influencia as interações. A análise funcional será uma ferramenta essencial, capacitando os participantes a observar e compreender os padrões comportamentais.

Módulo III – Método Gottman de Terapia de Casal: nesse segmento do curso será apresentado o Método Gottman de terapia de casal como uma prática enriquecedora no atendimento do analista do comportamento. Será discutido estratégias fundamentais, desde a avaliação até a devolutiva, além de fornecer ferramentas essenciais para lidar com conflitos e promover a conexão, oferecendo aos participantes uma compreensão sólida e prática do Método Gottman.

Módulo IV- Terapia Comportamental Integrativa de Casal (IBCT):  Neste segmento, abordaremos os fundamentos teóricos da avaliação, formulação de caso e devolutiva. Exploraremos conceitos essenciais como intimidade, aceitação e tolerância, apresentando estratégias para promover tanto a aceitação quanto a mudança nas relações. Este módulo oferecerá uma compreensão teórica da Terapia Comportamental Integrativa de Casal (IBCT).

Módulo V – Terapia de Aceitação e Compromisso para casais: Durante este módulo, abordaremos o significado e a aplicação da ACT para casais, dedicando atenção especial à avaliação, formulação de caso e devolutiva em ACT. Nos aprofundaremos em estratégias práticas para cultivar a flexibilidade psicológica no contexto conjugal, oferecendo aos participantes ferramentas valiosas para promover uma abordagem mais efetiva às demandas da vida a dois. Além disso, exploraremos o uso criativo de metáforas na terapia de casal, proporcionando uma compreensão mais profunda e significativa dos desafios e oportunidades que surgem no relacionamento.

Módulo VI – Temas inerentes à clínica de casal:  Nesta fase do curso, especialistas dedicarão atenção a temas cruciais no atendimento de casais, proporcionando uma compreensão aprofundada e prática sobre questões como comunicação, violência, dependência e o impacto do nascimento do primeiro filho, entre outros. Este módulo oferecerá insights valiosos e estratégias para abordar desafios comuns enfrentados por casais.

CORPO DOCENTE

Adriana Fidalgo CRP 06/91373
Carolina Perroni CRP 06/ 66205
Denis Roberto Zamignani  CRP 06/520887
Denise Lettieri  CRP  10104/01
Felipe Corchs CRM 104841
Joana Singer Vermes CRP 06/62670
Luana Pereira CRP03/17165
Roberta Kovac CRP 06/52287
Roberto Alves Banaco CRP 06/14985
Samir Mussi CRP 06/119468