Uma instituição constituída por pesquisadores
Sucessor do Núcleo Paradigma, O Centro Paradigma foi fundado em 2013, visando criar e manter uma infraestrutura física, bibliográfica e de equipamentos que permitissem a formação em análise do comportamento aplicada, a realização de pesquisas com base em metodologia adequada para o desenvolvimento de estratégias de aplicação e a consequente oferta de serviços com base nesse desenvolvimento.
O Instituto Par tem dedicado esforços e planejamento para que todos os profissionais envolvidos em suas atividades – sejam alunos, profissionais e docentes – se apropriem do conhecimento científico de ponta em pesquisa básica, conceitual e aplicada em Análise do Comportamento, incluindo seus métodos, temas, desenvolvimentos conceituais e achados e que também estejam envolvidos na produção desse conhecimento.
Cadastrado na FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) como Instituição de Pesquisa, o Instituto Par conta com uma infra-estrutura de biblioteca, computadores com acesso a Web e laboratórios favorecendo o contato e a produção de conhecimento. Além disso, conta com uma Editora, voltada para a publicação da produção da equipe e de outros autores e também com um periódico científico denominado Perspectivas em Análise do Comportamento.
A Instituto Par oferece ainda bolsas de pesquisa com financiamento próprio, por meio do Programa Bolsa-Pesquisa. Atualmente há dois projetos de pesquisa em andamento, proporcionados pelo Programa Bolsa-Pesquisa: (1) Processos verbais na interação terapêutica analítico-comportamental e (2) Responder relacional derivado: questões teóricas e experimentais para a aplicação da analise do comportamento.
Estrutura para Pesquisa
Atualmente, o Instituto Par compreende, em suas instalações:
(a) Salas de coleta de dados: três salas equipadas com câmeras de vídeo acopladas a
(b) salas de observação: outras três salas que são localizadas a uma distância segura o suficiente para que o som, nelas captado, não interfira na coleta dos dados (as salas de coleta e de observação são localizadas em andares distintos do prédio, e o acoplamento dos equipamentos é feito por meio de fio condutor de dados).
(c) Câmeras de vídeo e áudio, que por sua vez, estão acopladas a projetores multimídia e caixas de som os quais permitem que se possa observar, nas salas de observação, em tempo real ou em registro de áudio e vídeo o que ocorre nas salas de coleta. As câmeras de vídeo também registram e guardam em som e imagem de boa definição os acontecimentos ocorridos nas salas de coleta e computadores bem como drivers externos armazenam os registros realizados durante os estudos. Esses registros são posteriormente copiados em mídia adequada (DVDs) e retirados das memórias dos computadores e drivers externos de modo a permitir novo acúmulo de coleta de dados.
(d) Vários móveis e equipamentos estão disponíveis para a montagem das salas de coleta, com diversas configurações:
- de ensino ou treinamento (quadro branco, projetor multimídia, mesa para professores e até 70 carteiras de alunos);
- sala de atendimento clínico (sofás, poltronas e mesas de centro);
- atendimento a crianças, incluindo as que apresentam desenvolvimento atípico (armários que comportam material didático, tapetes de borracha, mesas de trabalho para crianças e adultos, cadeiras confortáveis para o trabalho em mesa);
- são passiveis também de serem montadas para observação de algumas atividades esportivas (colchões para relaxamento e exercícios de solo, yoga, equipamentos para exercícios abdominais, com bolas de peso, etc.).
(e) Todas as salas são equipadas com condicionador de ar que permitem um arejamento adequado e iluminação confortável para várias atividades.
Essas salas compõem o espaço para a pesquisa, constituindo-se de nossos laboratórios para a coleta de dados a respeito do comportamento humano em várias das situações listadas (educação, clínica, organizacional, esportiva, desenvolvimento atípico, etc).