Habilidades de Gestão em clínicas

Modalidade: Presencial

Carga horária – 4 horas

Nível – Intermediário

Público-alvo – Supervisores de casos de TEA, que fazem a gestão de equipes de terapeutas.

Data/horário – 01 e 02/07 das 15 às 17:00 horas

Público-alvo:  Coordenadores e Supervisores de casos de TEA, que fazem a gestão de equipes de terapeutas.

Objetivos: Ao final do curso as alunas deverão ser capazes de: reconhecer os comportamentos relacionados à gestão presentes nos cargos de coordenadora ou supervisora; diferenciar a tecnologia analítico-comportamental utilizada como base para atendimento a pessoas com autismo da tecnologia analítico-comportamental utilizada como base para gestão de pessoas; utilizar ferramentas básicas da Organizational Behavior Management (OBM) na gestão de suas equipes.

Ementa: Este curso apresenta aos coordenadores e supervisores de clínicas que usam a Análise do Comportamento Aplicada como base de suas intervenções o papel de gestores que eles assumem. A partir dessa constatação, serão explicitadas as diferenças e similaridades entre as habilidades técnicas e as habilidades de gestão ao atuar nessas funções. Em um segundo momento, são exercitadas as principais ferramentas de gestão de desempenho baseadas em Organizational Behavior Management (OBM) e ilustrado como elas auxiliam nos comportamentos de gestão.

Conteúdo programático: Diferenciação entre habilidades técnicas e de gestão; comportamentos de liderança e gestão; relação entre supervisão ou coordenação e gestão; uso de ferramentas da OBM para gestão de terapeutas e equipes multidisciplinares.

Corpo docente

Pedro Guersoni

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2015) e Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada pelo Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento(2019). Atua principalmente nos seguintes temas: Organizational Behavior Management, Performance Management, Incentivos.

Candido V.B.B. Pessoa

Possui graduação em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getulio Vargas – SP (1990), mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e do Instituto Par. É orientador no Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do Instituto Par. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de repertórios individuais e processos grupais.

Notas Importantes

A realização do curso está condicionada o número mínimo de inscrições