Perinatalidade – expandindo noções sobre gestação, parto e puerpério para psicólogos

Modalidade: Presencial

Carga horária – 8 horas

Nível – Básico

Público alvo – Estudantes de graduação no 5o ano, psicólogos que atuam com adultos ou crianças ou famílias/orientação parental, incluindo aqueles que atendem desenvolvimento atípico.

Data/horário – 04/07 – 8:30 às 18:00 (com intervalo de 1h30 para almoço)

Objetivo

Avaliar o risco de transtornos mentais perinatais seja na gestação ou no puerpério; identificar vivências típicas da gestação e puerpério e situações que caracterizam um adoecimento; relatar processos comportamentais/psicológicos envolvidos no parto.

Ementa

A Perinatalidade é uma área de estudo relativamente recente, que foca nos fenômenos envolvidos na gestação, parto e puerpério. Por ser um campo mais novo, ainda existe uma lacuna na formação de psicólogos e analistas do comportamento em relação a esses temas. Este curso tem como objetivo compartilhar informações sobre esses períodos — o ciclo gravídico-puerperal — a partir da perspectiva comportamental, além de oferecer experiências vivenciais e práticas para o atendimento desse público na clínica psicológica. Por fim, espera-se que terapeutas que atuam tanto com crianças e adolescentes quanto com adultos sintam-se mais seguros para analisar funcionalmente os processos de gestação, parto/nascimento e puerpério de seus clientes e propor intervenções pertinentes a cada contexto.

Conteúdo programático

  1. Perinatalidade sob a ótica do modelo de seleção por consequências
  2. Saúde mental perinatal – definição da área e caracterização dos principais transtornos.
  3. Gestação
  4. Parto
  5. Puerpério
  6. Temas típicos de psicoterapia parental nos 1os meses de vida do bebê.
  7. Conjugalidade e coparentalidade
  8. A chegada do segundo filho na família
  9. Exercícios vivenciais sobre os temas
  10. Exercícios com ferramentas de atendimento para esse público.

CORPO DOCENTE

Júlia Weiss

Psicóloga perinatal, doula, supervisora e professora. Atua na clínica com mulheres e famílias e seu trabalho abrange desde o atendimento psicológico a mulheres tentantes até o suporte no puerpério, além de auxiliar casais na preparação para o parto, pós-parto e nos desafios da parentalidade. Mestra em Análise do Comportamento Aplicada e qualificada em Clínica Analítico-Comportamental pelo Instituto Par. Docente na mesma instituição no curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada à Infância, Adolescência e Parentalidade.

 

Investimento

R$ 699,00 (seiscentos e noventa e nove reais)

 

Notas Importantes

A realização do curso está condicionada o número mínimo de inscrições