Como identificar sinais de inflexibilidade psicológica?
Modalidade – presencial
Carga horária – 4 horas
Nível – Intermediário
Público alvo – estudantes de graduação, psicólogos
Objetivos
- Identificar propriedades do comportamento que caracterizam inflexibilidade; e
- Identificar propriedades do comportamento que caracterizam flexibilidade
Ementa
Este curso visa explorar aspectos do comportamento que caracterizam inflexibilidade psicológica, bem como aqueles característicos de transições para flexibilidade. Serão discutidos (i) padrões comuns, tanto no paciente quanto no terapeuta, de fusão cognitiva, esquiva experiêncial e desconexão do momento presente, (ii) tipos de conversação terapêutica que sinalizam inflexibilidade, (iii) sinais de que está ocorrendo redução da inflexibilidade e aumento de abertura e contato com o presente. Ao final, realizaremos um exercício prático para treinar a identificação dos padrões discutidos.
Conteúdo programático:
- Processos de inflexibilidade psicológica
- Características de padrões inflexíveis: restrição, rigidez e insensibilidade
- O que produz inflexibilidade?
- Flexibilidade psicológica e contato com momento presente
- Padrões comuns de esquiva, fusão e desconexão com momento presente
- Características de conversas fusionadas
- Emergência da flexibilidade psicológica: aspectos verbais e não verbais
- Treino
CORPO DOCENTE
Jorge Luis Quintero Aguirre
É graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); possui mestrado pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da PUC-SP; e especialização em Terapia Analítico Comportamental pelo Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. É professor e supervisor do curso de especialização em terapia analítico comportamental do Paradigma. Atua principalmente nos seguintes temas: Comportamento verbal, comportamento verbalmente governado, Behaviorismos, terapia analítico-comportamental
Matheus Henrique de Souza Mello
Matheus é Psicólogo, Mestre (2022) e atualmente Doutorando em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (PUC-SP). Atua como psicoterapeuta e supervisor clínico. Tem como interesses de pesquisa: Teoria das Molduras Relacionais, Terapia da Aceitação e Compromisso, estados alterados de consciência e substâncias psicodélicas.
Notas Importantes
A realização do curso está condicionada o número mínimo de inscrições