Na terapia de casal, conflito é tudo igual?
Modalidade: Presencial
Carga horária – 2 horas
Nível – Básico
Público alvo – todos os públicos
Data/horário – 10/07 – das 10 às 12:00h
Objetivo
Ao final do curso, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e categorizar os conflitos do casal como solucionáveis ou persistentes, aplicando estratégias adequadas de manejo para cada tipo, além de conduzir intervenções que promovam redução de estresse e reconexão entre os parceiros após situações de conflito, com base em princípios da análise do comportamento
Ementa
Este curso tem como objetivo aprofundar a compreensão dos conflitos conjugais a partir de uma perspectiva analítico-comportamental. Serão discutidas as desavenças mais comuns observadas na clínica de casais, a função do comportamento em situações de conflito e estratégias para sua análise e manejo. Os participantes aprenderão a identificar padrões de interação problemáticas, discriminar conflitos solucionáveis de persistentes, aplicar exercícios de gestão de conflito e facilitar conversas que promovam reconexão e redução de estresse entre os parceiros. O curso inclui momentos teóricos e práticos, com simulações, exercícios clínicos e análise de casos.
Conteúdo programático
- quais as desavenças mais comuns que vemos na clinica de casal
- conflito;
- exercício de gestão de conflito;
- exercício como processar uma briga;
- exercício a conversa que reduz o stress;
CORPO DOCENTE
Carolina Escalona Perroni Corchs
Psicóloga Analista do Comportamento, Mestre em Psicologia Experimental pela PUC- SP, supervisora dos residentes em psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É coordenadora da formação em Terapia de Casal do Instituto Par. É terapeuta de casais usando o Método Gottman de Terapia de Casais e de adultos.
Notas Importantes
A realização do curso está condicionada o número mínimo de inscrições