A formação de vínculo e a sua importância para a intervenção em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA
Modalidade: presencial
Carga horária: 4 horas
Nível – Básico
Público-alvo: todos os públicos
Data/ Horário
11/07 – Das 18 às 22 horas
Objetivos do curso:
Pareamento de reforçadores e Análise funcional
Ementa
O curso visa aprofundar o conhecimento e a compreensão do vinculo terapêutico para análise do comportamento, capacitar o profissional a identificar potenciais reforçadores e/ou realizar um condicionamento de reforçadores, a seguir a liderança da criança não dando demanda nesse primeiro momento, a observar ainda no vínculo as habilidades essenciais a serem trabalhadas. Os alunos farão exercícios práticos e teóricos.
Conteúdo programático
- A primeira entrevista com os pais
- Como identificar potenciais reforçadores
- Escolha dos itens para um primeiro contato
- Seguir a liderança
Corpo docente
Renata de Jesus Pereira
Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2018), Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA pelo Instituto Par (2021), Co- autora do capitulo “Autismo e Regulação Emocional em crianças pré escolares” do livro “Integração e Diversidade” (Literare Books), atua como Supervisora clínica e particular e é supervisora no Instituto Par. Possui Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2022) e é Pós Graduanda em Neuropsicologia pelo HCFM-USP.
Anna Beatriz Queiroz
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2002), especialização em Análise do Comportamento e a Terapia Analítico Comportamental pela Universidade Paranaense (2005), mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), formação em Teoria e Prática do Design Instrucional pela Livre Docência Tecnologia Educacional (2015) e Gestão de Equipes e Projetos de E-Learning pelo Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional (2016). Tem experiência na área de Psicologia (com ênfase em Ensino e Aprendizagem), Design Instrucional e Gestão de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, psicoterapia comportamental, psicologia da educação, desenvolvimento de currículo, estudo de grupos, gestão de projetos, gestão do conhecimento bem como design de currículos e cursos.
Notas Importantes
A realização do curso está condicionada o número mínimo de inscrições